Então, o que você sugere é usar o base para manipulação dos dados e o calc para a apresentação
final e os cálculos?

Pensando bem, era mais ou menos isso que eu queria. Todos os dados de notas, frequência, turmas,
alunos, notas de aula, em um único arquivo de banco de dados, e uma maneira simples de manipular
esses dados e conseguir apresentá-los de forma tranquila, por meio de tabelas e gráficos,
imprimindo quando necessário.

No ano retrasado, eu havia feito várias planilhas do calc com notas e frequências de alunos. Ficou
tudo muito bonito, mas trabalhoso. Cada turma ficava em um arquivo diferente. O arquivo ficou cheio
de planilhas, a navegação ficou difícil. Repassar a frequência era cansativo, por que não é fácil
visualizar a linha correta com o nome do aluno. Mas em compensação, todos os cálculos eram feitos
com a maior praticidade.

Mas ainda não era o que eu queria. Tentei então, nos últimos dias, criar um banco de dados no base.
Esbarrei na frequência. Não consigo encontrar uma maneira de lançar as frequências direto pelo base.

Vou seguir seu conselho e encontrar a melhor maneira de integrar o calc e o base.

Obrigado pelas dicas.

________________________________
 De: João Alberto Garcia <betovisk1@hotmail.com>
Para: Usuários dicas LibreOffice <usuarios@pt-br.libreoffice.org>
Enviadas: Domingo, 15 de Janeiro de 2012 20:33
Assunto: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] Formulário e subformulário com
filtragem

Aconselho a não fazer uma lista única, cada lista tem uma função... consulta ordem alfabética,
chamadas... já a ordem das notas pode ser numérica no estilo das certidões...?
Não dispense o Base pois ele é muito útil na flexibilidade das consultas, inclusive em ordem
alfabética por classe e por turma em uma consulta só, e, por criar formulários de inclusão de dados
muito rapidamente e fazer as fichas com fotos... é muito prático. Se você acompanhou as orientações
que p sp24h me deu nesta semanas atrás, vai lhe ser útil.
No caso do Calc não tem problema em ordenar por ordem alfabética também, pois o que irá mandar são
os números (que podem funcionar como IDs) na cabeça de cada linha a exemplo das certidões e isto
não daria misturas.
Bom que pude dar uma força,  já que tantos colegas também já me ajudaram aqui e muito.

Date: Sun, 15 Jan 2012 14:44:47 -0800
From: promurilo.math@yahoo.com.br
Subject: Re: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] Formulário e subformulário com filtragem
To: usuarios@pt-br.libreoffice.org

Muito obrigado. Vai ser muito útil.

A planilha de certidão de nascimento que você fez é muito interessante. Com adaptações, posso
apresentar os dados de resumos de notas e faltas para cada aluno. No caso da numeração da
certidão, é possível até usar validação para selecionar os dados de uma lista!

Talvez no meu caso usar um banco de dados externo nem seja uma alternativa interessante. Como
você explicou, e observando o seu exemplo, eu posso usar mais de uma planilha. A única coisa que
me incomoda é que os dados não ficam em ordem alfabética, e temos que colocá-los manualmente. No
meu caso, eu gostaria que para cada turma os dados fiquem em ordem alfabética, principalmente por
causa das inclusões e transferências que acontecem no meio do ano. É perfeitamente possível fazer
isso com o botão classificar, mas tenho medo de, acidentalmente, trocar as informações dos alunos.

Grato pela ajuda e paciência.

________________________________
  De: João Alberto Garcia <betovisk1@hotmail.com>
Para: Usuários dicas LibreOffice <usuarios@pt-br.libreoffice.org>
Enviadas: Domingo, 15 de Janeiro de 2012 19:26

O ideal é você importar numa planilha, por exemplo plan1 e depois na planilha2, você puxa os
dados na ordem e local que você quer usa umas fórmulas para apresentá-las, protegendo  as células
onde vão as fórmulas de uma pagamento acidental. Veja o exemplo de aplicação parecido desta
planilha que fiz uma vez. Digite isto no google: "broffice+certidão de nascimento+ joão Alberto"
e baixe.
Date: Sun, 15 Jan 2012 14:19:38 -0800
From: promurilo.math@yahoo.com.br
To: usuarios@pt-br.libreoffice.org

Funciona. Muito obrigado.

Criei uma consulta para filtrar pelo nome da turma. Para isso, coloquei no critério uma
interrogação, e na hora de puxar os dados o programa pergunta qual a turma deve ser copiada.

Mesmo assim, ainda não é bem o que estou procurando. Eu estou tentando criar uma planilha que
funcione como um diário de classe. O problema é que no meio do ano sempre ocorrem
transferências, ou inclusão de novos alunos. Em uma planilha os dados são muito dependentes da
linha que ocupam. Então pode acontecer de eu acrescentar novos dados no banco de origem,
importar para o calc e notas e frequencias que foram lançadas ficarem fora da posição.

Qual a melhor alternativa?

________________________________
  De: João Alberto Garcia <betovisk1@hotmail.com>
Para: Usuários dicas LibreOffice <usuarios@pt-br.libreoffice.org>
Enviadas: Domingo, 15 de Janeiro de 2012 19:05
Assunto: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] Formulário e subformulário
com filtragem

Para isto você tem que fazer uma consulta, pelo Base. Então você a Salva e pode puxar pelo Calc
também como se fosse uma tabela.
Use o assistente do Base, é muito simples.
--
   mande e-mail vazio para usuarios+help@pt-br.libreoffice.org