Muito obrigado. Vai ser muito útil.

A planilha de certidão de nascimento que você fez é muito interessante. Com adaptações, posso
apresentar os dados de resumos de notas e faltas para cada aluno. No caso da numeração da certidão,
é possível até usar validação para selecionar os dados de uma lista!

Talvez no meu caso usar um banco de dados externo nem seja uma alternativa interessante. Como você
explicou, e observando o seu exemplo, eu posso usar mais de uma planilha. A única coisa que me
incomoda é que os dados não ficam em ordem alfabética, e temos que colocá-los manualmente. No meu
caso, eu gostaria que para cada turma os dados fiquem em ordem alfabética, principalmente por causa
das inclusões e transferências que acontecem no meio do ano. É perfeitamente possível fazer isso
com o botão classificar, mas tenho medo de, acidentalmente, trocar as informações dos alunos.

Grato pela ajuda e paciência.

________________________________
 De: João Alberto Garcia <betovisk1@hotmail.com>
Para: Usuários dicas LibreOffice <usuarios@pt-br.libreoffice.org>
Enviadas: Domingo, 15 de Janeiro de 2012 19:26
Assunto: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] Formulário e subformulário com filtragem

O ideal é você importar numa planilha, por exemplo plan1 e depois na planilha2, você puxa os dados
na ordem e local que você quer usa umas fórmulas para apresentá-las, protegendo  as células onde
vão as fórmulas de uma pagamento acidental. Veja o exemplo de aplicação parecido desta planilha que
fiz uma vez. Digite isto no google: "broffice+certidão de nascimento+ joão Alberto" e baixe.
Date: Sun, 15 Jan 2012 14:19:38 -0800
From: promurilo.math@yahoo.com.br
To: usuarios@pt-br.libreoffice.org

Funciona. Muito obrigado.

Criei uma consulta para filtrar pelo nome da turma. Para isso, coloquei no critério uma
interrogação, e na hora de puxar os dados o programa pergunta qual a turma deve ser copiada.

Mesmo assim, ainda não é bem o que estou procurando. Eu estou tentando criar uma planilha que
funcione como um diário de classe. O problema é que no meio do ano sempre ocorrem transferências,
ou inclusão de novos alunos. Em uma planilha os dados são muito dependentes da linha que ocupam.
Então pode acontecer de eu acrescentar novos dados no banco de origem, importar para o calc e
notas e frequencias que foram lançadas ficarem fora da posição.

Qual a melhor alternativa?

________________________________
  De: João Alberto Garcia <betovisk1@hotmail.com>
Para: Usuários dicas LibreOffice <usuarios@pt-br.libreoffice.org>
Enviadas: Domingo, 15 de Janeiro de 2012 19:05
Assunto: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] Formulário e subformulário
com filtragem

Para isto você tem que fazer uma consulta, pelo Base. Então você a Salva e pode puxar pelo Calc
também como se fosse uma tabela.
Use o assistente do Base, é muito simples.
--
   mande e-mail vazio para usuarios+help@pt-br.libreoffice.org