Olá João, bom dia. Olá pessoal da lista.

Prá variar mandei errado, agora vai para todos...

From: betovisk1@hotmail.com
To: elianedomingos@libreoffice.org
Subject: RE: [pt-br-usuarios] Interface Libre
Date: Tue, 27 Nov 2012 13:54:42 +0300

Cá prá nós a TDF não está preocupada com isso no momento, já sai do grupo
de discussão porque achei sem sentido ficar num grupo que não discute é não
é grupo da TDF. Ou seja as discussões só tem eco se for da organização como
nunca me preocupei em candidatar-me para fazer parte, não sei dos meandros
de fazer chegar uma sugestão a TDF.

O melhor caminho ainda são as listas... Claro que, se desejamos que nossas
solicitações cheguem direto aos desenvolvedores, escrever as demandas nas
listas internacionais ajudam eles a terem conhecimento de demandas que
devam ser privilegiadas. Cito um exemplo: O suporte a arquivos M$-Office
tem recebido prioridade dos desenvolvedores por conta de solicitações nas
listas intrnacionais, vindas de tudo que é parte do mundo. Eu não vou ficar
"copiando e colando" o coteúdos das listas internacionais, pois elas são
abertas. Mas veja: Foram as solicitações nas listas que mudaram parte do
enfoque do desenvolvimento. E quanto mais gente pedindo, mais convincente é
a alteração de enfoque. E, apenas para completar, a quase totalidade dos
solicitantes sequer vota na TDF. Não são membros "oficiais", seja lá qual
peso isso venha a ter!! :-). Comigo, nunca fez diferença. Já fiz algumas
solicitações que não estavam na maioria das listas e a resposta que recebi
foi "precisamos dar prioridade ao que a maioria está pedindo, dentro de
nossas forças!!".

Neste grupo somos meros usuários ajudando uns aos outros no uso do
Libreoffice.

Mas lembrem-se de que estão em uma lista oferecida pela TDF, para atender
uma solicitação da comunidade brasileira e, mesmo que a quase totalidade
dos que estão na fundação da TDF não entender português, TODOS falam inglês
e estão integralmente abertos a comunidade brasileira, podem estar certos
disso. ;-)

Não pensem que sou mal humorado ou estou bravo com alguém pelo que falei.

Não mesmo, eu não entendi desta forma, como se você estivesse mal-humorado.
;-)

E acho até que você pode e DEVE manifestar seus pensamentos sempre que
puder e tiver tempo... é desta forma que algumas mudanças foram feitas
tanto na TDF como no próprio LibreOffice, pois membros falaram o que
entendiam que deveria ser mudado, de acordo com a maioria e considerando o
mérito.

Só acho que antes de tudo deve-se abrir um canal,

Mas já temos.... as listas internacionais chegam direto aos
desenvolvedores, se for com eles que se deseja falar. Se for marketing,
listas de marketing, e assim por diante... Os canais estão aí. ;-)

senão serão só palavras ao vento.
Vejam como a lista é tratada... a Eliane que é da TDF disse que teve que
espernear para conseguir algo nesses dias.

"Espernear" é um pouco forte!! A Eliane as vezes pede de forma "um pouco"
mais incisiva e nós atendemos!! Senão ela bate na gente!!! :-D
(Brincadeira!!!)

Eu já reclamei diversas vezes sobre a dinâmica da lista. Ela resolveu
(aparentemente de maneira individual, olhando do ponto de vista da lista)
conseguindo um algum sistema que deverá vir no futuro que proteja melhor
nossos emails (ou os futuros emails inscritos). A coletividade é da TDF que
tem sua estrutura montada internacionalmente, aqui somos todos avulsos.

Não, não somos avulsos. Entendo que listas locais são espaço do
"braimstorm", que valida solicitações internacionais. De fato, é assim que
tem acontecido em outras listas locais.

Como eu faço parte das listas em alemão, espanhol, italiano e as listas
internacionais (além das listas em português) tenho visto que o mais comum
tem sido acontecer a seguinte dinamica:

- As listas locais discutem prioridades
- Após consenso, os mesmos participantes levam as demandas para as listas
internacionais
- Mediante avaliação de demandas das diversas listas, avaliam-se as
prioridades

Assim tem acontecido nas listas locais das quais eu tenho feito parte.
Talvez ter esta métrica em mente ajude a levar demandas brasileiras de
forma mais dirigida. Mas vejam: Os mesmos que participaram das listas
locais também levaram as demandas para as listas internacionais, sem
"filtros".

em "eras passadas", haviam filtros que levavam para as listas
internacionais apenas aquilo que era avaliado como relevante. Hoje não!
Hoje, qualquer um de grupos locais pode apresentar suas demandas e, fazendo
parte de uma demanda da maioria, ela pode ser alterada na lista de
prioridades.

Grande abraço a todos.

David

João Alberto Garcia

Date: Tue, 27 Nov 2012 08:35:07 -0200
From: elianedomingos@libreoffice.org
CC: usuarios@pt-br.libreoffice.org

Esqueci de comentar também uma coisa, o projeto está carente de
voluntariado de designer. Afinal, dependemos deles também para ter
alguma mudança. :)

Abraço

Eliane Domingos de Sousa
Comunidade LibreOffice Brasil
Liberte-se, para editar textos, planilhas e apresentações
use http://pt-br.libreoffice.org/ é totalmente de graça.

Em 27-11-2012 08:28, Jeferson Lemos escreveu:
Acho que precisa haver um equilíbrio.

A interface precisa ser modernizada, mas a usabilidade e a
estabilidade do sistema também não podem ser deixadas de lado.

Abraço

Em 27 de novembro de 2012 07:59, Jim Mayal <jimkika@gmail.com
<mailto:jimkika@gmail.com>> escreveu:

    Bem, sou analista de produtos e tenho me dedicado a isto desde que
    larguei a codificação C++ :)
    A discussão me parece interessante, mas é preciso analisá-la soba
    a luz da evolução do software, e neste ponto, eu vejo um
    'problema' nesta discussão que deve ser resolvido para que ela
    seja produtiva e dê frutos:
    Mudar uma interface não é necessariamente mudar a usabilidade do
    produto, o Jeferson disse sobre a intuitividade da interface atual
    face à interface Ribbon do MSO. Bem, no geral interfaces 'menu'
    são mais lógicas e mais intuitivas, mas se um usuário Windows (que
    aparentemente é fácil de usar) pegar um OSx da Apple (que é o
    supra-sumo da usabilidade) terá dificuldades, ou seja, isto é bem
    relativo.
    Na minha opinião, mudar a interface do LO é necessário, deixá-lo
    mais bonito é necessário, tanto quanto deixá-lo funcional. (já ví
    muitos produtos bons morrerem por serem só funcionais, mas
    horríveis) E deixá-lo mais bonito não é necessariamente altera sua
    usabilidade. As pessoas falam tão mal da Microsoft que a primeira
    coisa que vem à mente delas é tentar comparar seu produto com os
    dela. Não entendo porque a discussão gira em torno de ser igual ou
    não ao produto da 'concorrente'.
    Eu proponho uma mudança de interface sim, e me coloco à disposição
    para ajudar nisto, se alguém na comunidade puder me orientar, eu
    posso começar algum trabalho prático, alguém mais técnico pode me
    orientar?

    Enfim, é preciso saber onde querem chegar com o produto, se é
    apenas ter um treco funcional e horrível, ou algo bonito e
    funcional...
    Abraços

    Em 27 de novembro de 2012 07:36, Jeferson Lemos
    <jefersonlemosdossantos@gmail.com
    <mailto:jefersonlemosdossantos@gmail.com>> escreveu:

        Verdade.
        No começo, quando mudou do 2003 para 2007 todo mundo falou mal
        e nao gostou
        da interface ribbon, mas hoje muitos se acostumaram.

        Acho bom também discutirmos isso, é sempre bom saber as
        opiniões e de
        verdade, eu acho a interface do Libre muito mais intuitiva e
        fácil de se
        mexer.

        Em 26 de novembro de 2012 15:47, Eliane Domingos de Sousa <
        elianedomingos@libreoffice.org
        <mailto:elianedomingos@libreoffice.org>> escreveu:

        > Pois é, treino muitos usuários durante o ano e digo a vocês,
        eles odeiam a
        > interface ribbon.
        >
        > Enfim, é sempre bom ter esses tópicos em nossa lista para
        compartilharmos
        > informação.
        >
        > Grande abraço.
        >
        > Eliane Domingos de Sousa
        > Comunidade LibreOffice Brasil
        > Liberte-se, para editar textos, planilhas e apresentações
        > use http://pt-br.libreoffice.org/ é totalmente de graça.

        Eu prefiro muito

        LO tem muitas

        <mailto:usuarios@pt-br.libreoffice.org>

        LibreOffice são

        <jefersonlemosdossantos@gmail.com
        <mailto:jefersonlemosdossantos@gmail.com>>>

        Uma das

        usuarios+help@pt-br.**libreoffice.org
        <http://libreoffice.org><usuarios%2Bhelp@pt-br.libreoffice.org
        <mailto:usuarios%252Bhelp@pt-br.libreoffice.org>>
        <http://libreoffice.org><
        <http://libreoffice.org/pt-br/**usuarios/><

        <http://libreoffice.org/pt-br/**>

        <mailto:usuarios%2Bhelp@pt-br.libreoffice.org>
[...]

David Emmerich Jourdain, Founder and Member
jourdain@documentfoundation.org
The Document Foundation, Zimmerstr. 69, 10117 Berlin, Germany
Gemeinnützige rechtsfähige Stiftung des bürgerlichen Rechts

--
  mande e-mail vazio para usuarios+help@pt-br.libreoffice.org