Ops, esqueci de dizer: você pode depois de fazer uma consulta, usar a própria consulta pelo Base
para fazer um formulário e modificar os dados por lá. É muito prático.
Eu fiz uma vez um sistema escolar assim. E no Calc utilizava os dados somente para calcular médias
e fazer os boletins, listas de aprovados por disciplinas...

Insira os dados principais pelo Base (a matéria prima) e no Calc utilize para os resultados finais,
como os cálculos relacionados ao peso de cada semestre, somatória de faltas, aprovação, etc.

Date: Sun, 15 Jan 2012 13:58:45 -0800
From: promurilo.math@yahoo.com.br
Subject: Re: [pt-br-usuarios] RE: [pt-br-usuarios] Formulário e subformulário com filtragem
To: usuarios@pt-br.libreoffice.org

Muito obrigado pela resposta.

Fiz o processo para importar o BD feito no base para o Calc. Registrei o banco de dados e o
acessei através do F4 . O problema é que o banco de dados não fica sincronizado com o calc. Ou
seja, ele só copia os dados. Se eu alterar a planilha, os dados não são modificados na fonte
original. Além disso, não é fácil selecionar os dados que queremos: no caso eu queria, por
exemplo, criar uma tabela no calc que contivesse os nomes dos alunos somente de uma determinada
turma...

________________________________
 De: João Alberto Garcia <betovisk1@hotmail.com>
Para: Usuários dicas LibreOffice <usuarios@pt-br.libreoffice.org>
Enviadas: Domingo, 15 de Janeiro de 2012 16:27

Primeira coisa você, tem que registrar seu Banco de Dados no libreoffice. Usando o Menu
ferramentas, item "Opções", lá você seleciona Broffice Base, banco de dados, navega até o
diretório (pasta) onde está o arquivo e seleciona-o.
Depois disso, importar para o Calc é tranquilo. Abra um novo arquivo no Calc e apertando a tecla
F4 e a sua lista de banco de dados aparecerá, Dá para arrastar e soltar um banco inteiro ou
alguns campos.
No momento não estou lembrado de como funciona a edição do formulário diretamente no Base.
Normalmente eu costumo iniciar (criar) no Base, depois mando "Salvar como" o formulário numa
pasta. depois fecho o Base e trabalho direto no Writer.
No Writer, abro o formulário (só aparece o formulário sem os dados pois os links se perdem),
então vou no Menu "exibir" e escolho "barra de ferramentas", "controle de formulários", ativo o
modo design, e clico na caixa de listagem com o botão direito, escolho"formulário" ali insiro
(navendo pelos diretórios) os dados necessários para ligar ao banco de dados novamente clico com
o botão direito em cima do campo, mas desta vez escolho "controle" para escolher qual campo do
banco de dados quero que apareça ali.Depois é só desativar o modo desing, e está tudo lá,
funcionando direitinho. Isto também só dá certo se registrar o Banco a ser usado também
É só salvar e usar quando quiser.
Date: Sun, 15 Jan 2012 05:28:53 -0800
From: promurilo.math@yahoo.com.br
To: usuarios@pt-br.libreoffice.org

Olá. Tenho duas dúvidas:

Dúvida 1:

Estou criando um banco de dados no LibreOffice Base para cadastro de turmas. Em uma tabela
tenho um campo 'Turmas', como chave primária, que é usada como chave externa para a tabela
'Alunos'.

Criei um Formulário com um subformulário para este relacionamento, contendo um campo de texto
para as turmas e uma tabela exibindo os alunos. Os botões da barra de ferramentas para avançar
e recuar entre os registros funcionam bem, pois ocorre uma filtragem: quando avanço uma turma,
a tabela de alunos no subformulário se atualiza. Gostaria de saber se é possível fazer a mesma
coisa substituindo um campo de texto por uma caixa de listagem ou um combobox. Já tentei fazer
isso, mas obtenho várias mensagens de erro. A ideia seria selecionar uma turma na caixa de
listagem e gerar automaticamente a atualização na tabela com os alunos...

Dúvida 2:

É possível vincular o banco de dados que criamos para exibir as informações no Calc, por
exemplo, para efetuar cálculos sobre os dados, gerar uma apresentação melhor, etc? Na verdade,
o que eu queria saber é se, quando usamos um banco de dados do base no calc, ocorre
simplesmente uma importação dos dados, perdendo o vínculo com o original?

Grato pela atenção.

--
  mande e-mail vazio para usuarios+help@pt-br.libreoffice.org